Chegou a hora de fazer a calçada, eis que surge a pergunta: Paver ou concreto, qual a melhor opção?
Ambos os métodos utilizam concreto, mas, a grande diferença está na aplicação, padronização, durabilidade e manutenção.
Padronização
No caso de calçadas de concreto é quase que impossível garantir a uniformidade da mesma, causando diferenças na parte visual ao longo da área, além é claro das variações que o concreto pode apresentar em dilação e contração causando trincas e fissuras.
Já com o Paver isso não acontece, pois, o mesmo passa por um processo de fabricação com rigoroso controle de qualidade, padronização e homogeneidade.
Instalação
Nas calçadas de concreto realizado in loco, o solo deve ser preparado, nivelado e de preferência ter uma estrutura armada antes de realizar a concretagem. Aconselha-se a realização da concretagem de forma ininterrupta para garantir a padronização do mesmo.
Utilizando o paver a preparação do solo deve seguir as recomendações do fabricante, são feitas camadas de areia e pó de brita e não há a necessidade de utilização de argamassas, por isso a instalação é bem mais rápida. Também não é necessário nenhum tipo de junta de dilatação pois os mesmo possuem intertravamento.
Durabilidade
Ao longo dos anos as calçadas de concreto que são expostas ao sol, chuva e sujeiras tem a tendência de apresentar falhas, umidade, surgimento de logo, vegetação e etc. Necessitando assim realizar manutenções periódicas.
Com o paver, também será necessário realizar manutenção, porem, como não existem falhas ou trincas, caso alguma peça venha a se soltar será possível realizar a substituição da mesma sem comprometer a padronização de calçada.